segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O desenhista é como uma puta

Infelizmente, em nosso país, arte não é algo lá muito “importante”. Quando falamos em desenho, então, a coisa piora um pouco mais. Para ilustrar o assunto e apresentar a problemática, a seguir, confira uma entrevista com o Roe Mesquita, que é formado pela Fábrica de Quadrinhos, Especialista em ilustrações, invenção personagens, arte-sequêncial e criações em geral no ramo.

Qual é a maior problemática em ser um desenhista?
Bem, no Brasil, existem diversos problemas. O desenho, aqui, não é cultural, é o tipo de ofício que paga pouco, então, se você quiser fazer um trabalho diferente ou um projeto próprio, tem que tirar dinheiro do seu bolso, porque nem o governo nem as empresas ajudam nessa área.

A maioria dos trabalhos vem de que setor?
Para ser desenhista aqui, você só consegue trabalhar na área de estamparia e ilustrações para empresas, na maioria das vezes.

Em outros países a coisa é mais fácil?
Sim, porque o desenho é cultural. Por exemplo, na Europa, o desenhista é supervalorizado... Lá, é possível fazer uma HQ com um prazo de um ano para finalizar e ainda ganhar um bom dinheiro.


Há quanto tempo você trabalha com ilustração?
Há seis anos

Qual foi o melhor trabalho que você já fez? Eles pagaram bem?
Foi da Ulhôa (que presta serviços para a IBEP). Tive de fazer 80 e poucos desenhos em um prazo de dez dias. Pagaram o justo... mas bem, não.
E qual foi seu pior trabalho? Por quê?
Nossa... Bem, não foi o pior trampo, mas foi um bem chato. O cliente me pediu uma coisa, e eu mandei o esboço para ele. Quando o cara aceitou, eu finalizei e fiz tudo certinho. Daí, ele resolveu que não queria mais daquele jeito, quis mudar umas coisas... Eu falei que esse era um novo desenho e eu teria de receber por ele. O cliente não gostou.

Qual é o lado mais legal de trabalhar com desenho?
Ah, é que você consegue criar as coisas, realizar sonhos pessoais, consegue transferir a realidade para um desenho de uma forma mais simples ou muito sofisticada.

O que é mais chato?
Trabalho chato é aquele em que o cliente quer demais e o prazo é muito curto, como cinco desenhos para três dias, por exemplo.

É possível viver de desenho no Brasil?
Se você tiver sorte ou Q.I. para alguém te colocar em uma empresa, sim, é possível viver de desenho no Brasil. Agora, se você vive de freelance não, porque nem todo mês há serviço.

E trabalho fixo é só com sorte, ou experiência, estudo e outras coisas ajudam?
Sim as outras coisas ajudam, e muito. Mas conheço ótimos profissionais com inúmeros cursos que estão fazendo freela, pegando trabalho de três em três meses.

Mas, então, a idéia é aproveitar as oportunidades para crescer?
É bem por aí... Por exemplo, eu fiz uma HQ para o Canadá sem ganhar nada, só para divulgar meu nome... O criador da HQ me colocou como co-produtor do trabalho, então, eu criei os personagens e tudo mais. Assim, ele me deu um voto de confiança, curtiu meu trabalho, meu profissionalismo... E começou a divulgar meu trabalho para alguns conhecidos dele do exterior. Daí, comecei a pegar alguns serviços. É assim que funciona a vida: contatos são essenciais.

Para finalizar, qual é a sua dica para quem quer trabalhar com desenho no Brasil?
Não ao ufanismo e não ao plágio; sim à influência e à criatividade.



Se você quer conhecer o trabalho do Roe, acesse http://roe-mesquita.deviantart.com/
Se você quer rir e fazer cursos, acesse http://www.fabricadequadrinhos.com.br/
Se você quer saber por que o desenhista é uma puta, aí vai mais um motivo para acessar o Deviant do Roe.

Um comentário:

Flávio disse...

Concordo com tudo que ele disse..em se tratando de brasil..as coisas sempre andam apertadas para muitos,em se tratanto de trablhar como desenhista..putz..tem de rebolar muito,e sempre rola tbm o lance de sorte,vc ter contatos,estar bem situado,é uma mão na roda mesmo isso,mas ainda acredito que fazendo um bom trabalho vc acaba colhendo bons frutos depois..tem de ser otimista né nao?mas brasil é complicado..a porca teima em torcer o rabo..mas aí é so dar um caldo nela e fazer uma feijoada..